Esta é daquelas coisas que tanto pode ser boa como terrivelmente má!
A escolha de uma linha de escape raramente é "acertada" por terrenos lusitanos. O mau em Portugal não está só na fraca qualidade do material que por vezes compram mas sim na falha da escolha do diâmetro e configuração da linha de escape.
Por exemplo motores serie B quase stock com linhas com diâmetros superiores a 55mm internos, colectores com diâmetros finais diferentes do Bpipe, ausência de panelas centrais e catalisadores em carros de estrada, tudo isto são erros graves, principalmente quando temos que partilhar as estradas com veículos montados com bazucas em vez de escape que quando passam matam qualquer gatinho apenas com o excesso de ruído, e isto é verdade porque eu já vi acontecer! JURO!
Em primeiro lugar vamos dividir a linha de escape em partes, a) colectores, b)tubagem do colector à panela final, e c) a dita panela final!
Vamos começar por onde TODA a gente devia começar, Colectores de Escape, sim porque são bem mais interessante do que peças que só fazem barulho...
A) Colectores, sem duvida a peça mais importante, e a que deviam considerar abrir mais os cordões à bolsa. Em primeiro lugar é preciso saberem, antes de os comprar, quais os resultados que dão e escolherem de acordo com aquilo que querem para o vosso carro. Um erro muito comum é ignorar factores como as linhas de binário em rotações baixas e medias e só darem importância aos "cavalos" que esta peça dá, pois estes "cavalos" por vezes podem ser apenas em rotações muito próximas do corte do veiculo e em rotações baixas e medias o carro ficar pior que original, é tipo gabarem-se que agora têm uma performance sexual superior e na cama a/o parceira(o) notar que de facto estão é piores pois só melhoraram quando estão a atingir o orgasmo e ai já é um pouco tarde... como diz um amigo meu: "demoram 30m a levantar o zézé para 10s de acção.. quando podiam dar 30m de acção e levantar o zézé em menos de 10s", um factor provocado pela falta de binário em baixas/medias é também um aumento de consumo de gasolina (-força para andar com o carro , provoca + carga de aceleração).
Por isso quando escolherem um colector tentem não exagerar nos diâmetros do bixo, pesquisem os resultados previamente, e assegurem-se que as melhorias que esta peça vai dar são mesmo as que procuram/precisam no vosso carro, se possível sempre com um diâmetro final a completar a tubagem que segue depois do colector. Pois por vezes em certos casos as grandes marcas do "JDM" podem não ter o melhor colector para o vosso carro, enquanto marcas bem mais acessíveis como a DC Sports dos USA têm...
B) Tubo central (tudo desde o final dos colectores à panela final), o ideal é continuar o diâmetro interno do final do colector, por exemplo no meu S2000 os colectores acabam em 60mm logo a minha secção central tem tubagem de 60mm, algo lógico digamos... não vou recomendar a remoção do catalisador pois é ilegal, mas posso recomendar algo diferente, catalisadores de "competição" como por exemplo um 100 cell no caso da maioria dos Hondas... mas isso basta pesquisarem sobre o tema ou mandem mail para a loja que a gente vende!
Outra atenção que devem ter é evitar ao máximo curvas exageradas na secção central e certificarem-se que são usadas curvas reais e não dobras, pois estas provocam uma variação do diâmetro interno.
O material mais famoso para linhas de escape tem sido o inox, pois é leve, resistente e imune a ferrugem, recentemente o uso de titânio tem crescido no mundo do JDM, mas o problema tem sido a fraca qualidade do mesmo, principalmente tendo em conta que custam cerca do dobro do que custaria a mesma linha em inox. O principal problema tem sido no que diz respeito a soldaduras pois são bastante difíceis de executar e quando são feitas em folhas de titânio de 1mm o resultado final é um fraco aspecto visual e vários relatos de linhas partirem... uma pena quando se paga cerca de 1500€ por uma linha de escape, e ainda por cima o custo não se traduz em ganhos sobre a mesma linha em inox, aquando das mesmas características ..diâmetros /secções.
A panela central é algo que eu imploro para não prescindirem, pois sem esta qualquer carro ficará com um ruído e vibração tão terrível como viver por baixo de uma linha de comboio. O diâmetro interno desta panela mais uma vez deve ser do mesmo diâmetro do resto da tubagem, deve ter uma caixa suficiente para anular vibrações dentro do carro e diminuir o barulho para valores aceitáveis!
C)Panela Final, a parte menos importante tendo em conta os resultados quase nulos. Devem optar pela que gostarem mais a nível sonoro e estético, tão simples quanto isto... Apenas tenham mais uma vez em consideração o mesmo diâmetro interno do resto da linha!
Opiniões pessoais: Linhas de escape podem ser bastante ingratas quando compram de marcas do JDM, pagar cerca de 2000€ por um sistema completo que ao fazer as contas do preço binario/cavalo por EURO gasto, pode ser muito triste para a carteira. É o mesmo que o Benfica quando gasta tanto dinheiro em certos jogadores que depois não apresentam resultados.
O mais importante é um diâmetro correcto para o vosso motor, em que para carros stock mais de 5mm de aumento raramente se converte em bons resultados, já dizem elas, o tamanho não é importante, mas sim o que esse tamanho consegue fazer....
É importante conhecer os resultados finais do colector através de pesquisa previa pois é uma peça que influencia bastante as linhas no banco de potencia que vão poder ver após a instalação de um sistema destes e se escolherem mal o modelo podem ficar muito desiludidos.
A escolha de uma linha de escape raramente é "acertada" por terrenos lusitanos. O mau em Portugal não está só na fraca qualidade do material que por vezes compram mas sim na falha da escolha do diâmetro e configuração da linha de escape.
Por exemplo motores serie B quase stock com linhas com diâmetros superiores a 55mm internos, colectores com diâmetros finais diferentes do Bpipe, ausência de panelas centrais e catalisadores em carros de estrada, tudo isto são erros graves, principalmente quando temos que partilhar as estradas com veículos montados com bazucas em vez de escape que quando passam matam qualquer gatinho apenas com o excesso de ruído, e isto é verdade porque eu já vi acontecer! JURO!
Em primeiro lugar vamos dividir a linha de escape em partes, a) colectores, b)tubagem do colector à panela final, e c) a dita panela final!
Vamos começar por onde TODA a gente devia começar, Colectores de Escape, sim porque são bem mais interessante do que peças que só fazem barulho...
A) Colectores, sem duvida a peça mais importante, e a que deviam considerar abrir mais os cordões à bolsa. Em primeiro lugar é preciso saberem, antes de os comprar, quais os resultados que dão e escolherem de acordo com aquilo que querem para o vosso carro. Um erro muito comum é ignorar factores como as linhas de binário em rotações baixas e medias e só darem importância aos "cavalos" que esta peça dá, pois estes "cavalos" por vezes podem ser apenas em rotações muito próximas do corte do veiculo e em rotações baixas e medias o carro ficar pior que original, é tipo gabarem-se que agora têm uma performance sexual superior e na cama a/o parceira(o) notar que de facto estão é piores pois só melhoraram quando estão a atingir o orgasmo e ai já é um pouco tarde... como diz um amigo meu: "demoram 30m a levantar o zézé para 10s de acção.. quando podiam dar 30m de acção e levantar o zézé em menos de 10s", um factor provocado pela falta de binário em baixas/medias é também um aumento de consumo de gasolina (-força para andar com o carro , provoca + carga de aceleração).
Por isso quando escolherem um colector tentem não exagerar nos diâmetros do bixo, pesquisem os resultados previamente, e assegurem-se que as melhorias que esta peça vai dar são mesmo as que procuram/precisam no vosso carro, se possível sempre com um diâmetro final a completar a tubagem que segue depois do colector. Pois por vezes em certos casos as grandes marcas do "JDM" podem não ter o melhor colector para o vosso carro, enquanto marcas bem mais acessíveis como a DC Sports dos USA têm...
B) Tubo central (tudo desde o final dos colectores à panela final), o ideal é continuar o diâmetro interno do final do colector, por exemplo no meu S2000 os colectores acabam em 60mm logo a minha secção central tem tubagem de 60mm, algo lógico digamos... não vou recomendar a remoção do catalisador pois é ilegal, mas posso recomendar algo diferente, catalisadores de "competição" como por exemplo um 100 cell no caso da maioria dos Hondas... mas isso basta pesquisarem sobre o tema ou mandem mail para a loja que a gente vende!
Outra atenção que devem ter é evitar ao máximo curvas exageradas na secção central e certificarem-se que são usadas curvas reais e não dobras, pois estas provocam uma variação do diâmetro interno.
O material mais famoso para linhas de escape tem sido o inox, pois é leve, resistente e imune a ferrugem, recentemente o uso de titânio tem crescido no mundo do JDM, mas o problema tem sido a fraca qualidade do mesmo, principalmente tendo em conta que custam cerca do dobro do que custaria a mesma linha em inox. O principal problema tem sido no que diz respeito a soldaduras pois são bastante difíceis de executar e quando são feitas em folhas de titânio de 1mm o resultado final é um fraco aspecto visual e vários relatos de linhas partirem... uma pena quando se paga cerca de 1500€ por uma linha de escape, e ainda por cima o custo não se traduz em ganhos sobre a mesma linha em inox, aquando das mesmas características ..diâmetros /secções.
A panela central é algo que eu imploro para não prescindirem, pois sem esta qualquer carro ficará com um ruído e vibração tão terrível como viver por baixo de uma linha de comboio. O diâmetro interno desta panela mais uma vez deve ser do mesmo diâmetro do resto da tubagem, deve ter uma caixa suficiente para anular vibrações dentro do carro e diminuir o barulho para valores aceitáveis!
C)Panela Final, a parte menos importante tendo em conta os resultados quase nulos. Devem optar pela que gostarem mais a nível sonoro e estético, tão simples quanto isto... Apenas tenham mais uma vez em consideração o mesmo diâmetro interno do resto da linha!
Opiniões pessoais: Linhas de escape podem ser bastante ingratas quando compram de marcas do JDM, pagar cerca de 2000€ por um sistema completo que ao fazer as contas do preço binario/cavalo por EURO gasto, pode ser muito triste para a carteira. É o mesmo que o Benfica quando gasta tanto dinheiro em certos jogadores que depois não apresentam resultados.
O mais importante é um diâmetro correcto para o vosso motor, em que para carros stock mais de 5mm de aumento raramente se converte em bons resultados, já dizem elas, o tamanho não é importante, mas sim o que esse tamanho consegue fazer....
É importante conhecer os resultados finais do colector através de pesquisa previa pois é uma peça que influencia bastante as linhas no banco de potencia que vão poder ver após a instalação de um sistema destes e se escolherem mal o modelo podem ficar muito desiludidos.
2 comentários:
Muito bom esse post Parabens! tava em duvida em comprar uns colectores que são réplica da DC sports e tinha medo k fossem como o benfica!! looool
assim ja tenho menos receio d abrir os cordoes a bolsa
cumps.
crx_man (crxpt.com)
boas amigos eu tenho um s2000 ap1, queria mudar a linha de escape, o que me aconselham? que tipo de carga posso dar? obrigado pela ajuda
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