Recentemente, e digo recentemente porque em Portugal foi mesmo recentemente, chegou mais uma moda, Turbos em Hondas!
Em primeiro lugar, fica a pergunta, o porquê de colocar um turbo? Será apenas para gastar mais gasolina? Ou uma maneira "simples" de virtualmente conseguir binário e cavalos que nem o menino Jesus se lembraria de alguma vez ter no seu carro de 1000 e poucos kilos.
Outra coisa que têm que ter em mente é o uso que vão dar ao carro, circuito por exemplo, esqueçam, a fiabilidade fica comprometida em demasia, mesmo que não ficasse o maior trabalho seria a nivel de tracção, escalamento de caixa e arrefecimento. As melhores aplicações seriam para o campeonato de drag nacional ou simplesmente para terem um dailly sleeper! Ou seja um carro que ande no dia a dia e que quando precisam de fazer uma ultrapassagem ele faz-a rapidamente... lol
Turbo é para qualquer um?:
Na minha opinião um turbo é apenas para aqueles que já fizeram uma serie de coisas no chassis do seu carro, reforçar diversos pontos do chassis, colocar uns bons coilovers, todo o tipo de barras, trocar os velhinhos dos casquilhos, LCAs, cambers e toe kits e uns BONS travões. Só apos estes passos consigo imaginar alguem a meter um serie B turbo no compartimento do motor.
Que alterações fazer no motor?
A maior parte dos motores Honda aguentam um turbo sem serem necessárias grandes alterações a nivel de internos, tirando o B20, no entanto devem ser feitos testes de fugas e compressão.
Devem ainda considerar trocar algumas peças para garantir o bom funcionamente do sistema: Bomba de Agua, Bomba de Oleo, Termostato, Correias e tensores, e os vários etc (a nivel de revisão).
Ora bem e se tiverem muito dinheiro para gastar?
Não há limites.... Bielas, Pistões, cambotas balançadas, a escolha da compressão do motor (normalmente 9.0:1), podem ainda alterar as camisas dos cilindros, etc etc etc... resumindo QUERER não é poder... TER DINHEIRO é que é poder....
E este é o fim da primeira parte sobre turbos, depois vou acrescentando artigos sobre este assunto e no final junto-os todos.