terça-feira, 24 de junho de 2008

Honda Turbo PART1


A minha opinião sobre: A realidade do setup Turbo VS as pseudo-casas nacionais que provocaram a lenda que "é possível ter um Honda turbo por 500€".

Recentemente, e digo recentemente porque em Portugal foi mesmo recentemente, chegou mais uma moda, Turbos em Hondas!

Em primeiro lugar, fica a pergunta, o porquê de colocar um turbo? Será apenas para gastar mais gasolina? Ou uma maneira "simples" de virtualmente conseguir binário e cavalos que nem o menino Jesus se lembraria de alguma vez ter no seu carro de 1000 e poucos kilos.

Outra coisa que têm que ter em mente é o uso que vão dar ao carro, circuito por exemplo, esqueçam, a fiabilidade fica comprometida em demasia, mesmo que não ficasse o maior trabalho seria a nivel de tracção, escalamento de caixa e arrefecimento. As melhores aplicações seriam para o campeonato de drag nacional ou simplesmente para terem um dailly sleeper! Ou seja um carro que ande no dia a dia e que quando precisam de fazer uma ultrapassagem ele faz-a rapidamente... lol

Turbo é para qualquer um?:
Na minha opinião um turbo é apenas para aqueles que já fizeram uma serie de coisas no chassis do seu carro, reforçar diversos pontos do chassis, colocar uns bons coilovers, todo o tipo de barras, trocar os velhinhos dos casquilhos, LCAs, cambers e toe kits e uns BONS travões. Só apos estes passos consigo imaginar alguem a meter um serie B turbo no compartimento do motor.

O que é um turbo?
Para simplificar, é apenas uma turbina que é posta a girar com os gases de exaustão, esse movimento vai provocar a sucução de ar que será comprimido para dentro do colector de admissão. Simples não é?


B16 e B18C serão bons motores para turbo? Existem várias situações que devem ser tidas em conta, primeiro as altas taxas de compressão do motor, que vão fazer com que seja possivel atingir a potencia desejada usando muito menos pressão de turbo, por outro lado os problemas causados pelo VTEC, os tempos das cams e o valve overlap (valvulas de escape e exaustão abertas ao mesmo tempo) que provocam detonações e baixa performance. A vantagem é que estes motores Vtec com menos pressão de turbo conseguem mais potencia que outros motores. Cerca de 300cavalos em motores stock e mais de 500cv em motores contruidos.
B20 tal e qual o B16 e B18 tem a vantagem do espaço extra dentro dos cilindros, o problema é as camisas dos cilindros, estas por serem de 84mm em vez dos 81mm como os outros serie B, têm um design e construcção diferente fazendo com que partam bem mais facilmente, não devido aos 84mm mas sim devido á sua construcção, este motor necessita de um "re-sleeve" (troca de camisas) antes de ser um bom motor para turbo, o resleeve também pode ser feito num B18 para chegar aos 2.0l, fazendo com que o B20 seja um motor geralmente excluido.

B18A/B - Talvez o melhor motor para turbo. Pode ser combinado com a cabeça de um B16. Ou seja o chamado LS/VTEC, com um bloco do LS e uma cabeça do B16, fica com uma taxa de compressão de 9.0:1. Mas um B16A/B por si só é sem duvida a melhor maneira de construir um primeiro Honda turbo, este motor encontrava-se nos Integra de 90-93 com um stroke muito longo permite atingir torques que nem os motores Vtec conseguem, por outro lado precisa de mais pressão de turbo, tem ainda a grande vantagem de ser um motor com bastante fiabilidade.


Que alterações fazer no motor?
A maior parte dos motores Honda aguentam um turbo sem serem necessárias grandes alterações a nivel de internos, tirando o B20, no entanto devem ser feitos testes de fugas e compressão.
Devem ainda considerar trocar algumas peças para garantir o bom funcionamente do sistema: Bomba de Agua, Bomba de Oleo, Termostato, Correias e tensores, e os vários etc (a nivel de revisão).

Ora bem e se tiverem muito dinheiro para gastar?
Não há limites.... Bielas, Pistões, cambotas balançadas, a escolha da compressão do motor (normalmente 9.0:1), podem ainda alterar as camisas dos cilindros, etc etc etc... resumindo QUERER não é poder... TER DINHEIRO é que é poder....

E este é o fim da primeira parte sobre turbos, depois vou acrescentando artigos sobre este assunto e no final junto-os todos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Oil Catch Can - Instalação Correcta

Porque raio é que andam tantos de vocês com catch cans mal instaladas?
Qual é a logica de ter um componente que não entendem o funcionamento e nem a capacidade de ver que não está a funcionar têm, sim porque elas ligadas ao respirador que é ao fim ao cabo uma entrada de ar não vai captar oleo nenhum e os tubos vão-se manter branquinhos....

Em primeiro lugar o que é uma catch can? É um reservatório que se instala para captar os gases(óleo) na cabeça do motor que sai pela válvula PCV na tampa de válvulas (depende de motor para motor) que de outra forma iria para o colector de admissão sujando este e até sobre o risco de provocar detonações quando acumula aquela sujidade pastosa tipo ranho meio seco que depois de se soltar do colector de admissão para os cilindros provoca detonação....

A realidade é que ter uma catch can pode fazer com que alguns o motores consigam aguentar cerca de mais 3psi de boost do que sem ela, incrível não é?


A maneira de conectar é simples, regra geral da válvula PCV para a catch can e da catch can para o colector de admissão.
Aqui ficam alguns esquemas para ajudar na facil compreensão:


Alguns exemplos na pratica em motores bastante famosos:

S2000:

Reparem que o tubo1 vai da válvula PCV até á catch can, depois a outra extremidade da catch can é ligada novamente com o tubo2 até ao colector de admissão para fazer vácuo, pois sem vácuo a PCV não abre. Para fazer circuito é necessário ainda deixar que a tampa das válvulas receba ar dai não podemos tapar o tubo assinalado a Amarelo, podem porem ligar outro tubo e puxar esse tubo para outra zona do motor (ex: Apontado para o chão como tem as motas) ou até colocar um pequeno filtro.


Series B



Nos serieB é exactamente a mesma coisa, simplesmente a PCV está um pouco escondida, fica por baixo da régua de injectores, mesmo por trás da cabeça do motor (entre a cabeça e os colectores de admissão).Procurem uma válvula igual a esta:

Desliguem o tubo e liguem o novo que vai para a catch can. Simples....
E pronto com isto espero ter de uma vez por todas acabado com a confusão de como se instala uma catch can.
Agora parem lá com a cena parola de as ligarem ao respiro da tampa de valvulas.... é que já mete nojo....

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Skyline R35 - Impossivel não comentar

É impossivel não falar sobre esta perola do imperio do sol nascente, um carro tão mistico como poderoso.
Capaz de deixar qualquer cuequinha feminina molhada assim que se senta no seu interior, capaz de fazer o coração bater fora de controlo de qualquer condutor, ao passar ninguém fica indiferente (nem os cabeleireiros que não gostam nem de carros nem de futubol, e na maioria, nem de femeas).

Ora então vamos ver as caracteristicas mais fantasticas deste carro:
PESO: 1740Kg Potencia: 473CV @ 6400rpms com o motor VR38DETT
433 de Torque das 3200 as 5200rpms
3.8L com dois Turbos IHI com manifolds integradas.
10.2psi
Redline as 7000rpms
Jantes de 20" com pneus Potenza RE070S, 255/40 na frente, 285/35 na traseira
Amortecedores Bilstein Damptronic: Com 3 configurações: R, Sport, Confort.
0-100km/h em 3.5s
400m em 11.7s
Velocidade Máxima: 310Km/h
7:38:54 Nurburgring (Record para carro de serie mais rápido em Nurburgring com pneu de estrada)
Embraiagem Dupla com transmissão GR6
Distribuição de potencia variavel: 50/50, 40/60, até 2/98 (conforme aceleração)
Travões Brembo

Difusor Frontal de Origem
Difusor Traseiro em carbono de Origem
GPS
Controlo de Tracção
Cruise Control
Bancos Electricos
Panelas em Titanio opcionais.


O super esportivo da Nissan é uma verdadeira máquina e será o principal concorrente dos modelos da Porsche. Só para começo de conversa, o Nissan GT-R é equipado com um motor V6 de 473 cavalos. Com um motorzinho desses, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 310 km/h.
Amortecedores, controlo de estabilidade e caixa de velocidades, todos têm várias configurações para ajustar o nivel de agressividade.
O computador do carro teve o ambiente grafico desenhado pelos criadores do GT5.
Em Nurburgring conseguiu bater o record do McLaren SLR.

JDMU Feature - Não é Honda mas tá de bom gosto

Aproveito para mostrar como é possivel transformar um MR2, chassis do qual nunca fui fã, em algo muito diferente e com bom gosto sem ter que gastar uma fortuna.





Alterações

Interior:
BRIDE BRIX II SEATS
TAKATA 340MPH HARNESSES
TAKATA HARNESS PADS
MATCHING GREEN DOOR PANEL INSERTS
CARBON FIBER DASH TRIM
RAZO BALL SHIFT KNOBB
ROADWAY MIRROR
JDM STEERING WHEEL BADGE
Exterior:
JDM MIDSHIP RUNABOUT BADGE
JDM MR-S BADGE
JDM HARDTOP
TRD SIDESKIRTS
SEIBON CARBON FIBER HOOD
SEIBON CARBON FIBER FRONT LIP
BRS CARBON FIBER DECK LID
MS DESIGN TAIL WING
MODIFIED SHORT ANTENNA
CELICA CLEAR SIDE MARKERS
Engine:
PPE INTAKE
PPE HEADER
PPE HIGH FLOW CAT
APEX'i INTAKE FILTER
APEX'i N1 CATBACK EXHAUST
TRD CARBON FIBER VALVE COVER (COVER)
TRD OIL CAP ALUMINUM COOLING PANEL
Suspension:
CUSTOM ROTA GRIDS 16X7 (ROYAL ABSOLUTE GREEN)
205/45/16 YOKOHAMA PARADA SPEC II
TEIN SS-P COILOVERS
TRD FRONT UPPER STRUT BAR
TRD REAR UPPER STRUT BAR
FRONT MEMBER BRACE
ANTI-FLEX BREASTPLATE
ROTORA SLOTTED ROTORS
INGALLS REAR CAMBER KIT

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Uma das maiores promoções da Todoroki!

A Todoroki acaba de oferecer ao ClubeHonda uma das maiores promoções de sempre. São 15 artigos diferentes a um preço de revenda, vão desde colectores a suspensões passando por filtros, tudo de marcas como Spoon, Tein e DC Sports.


Alguns artigos chegam a descontos de mais de 100€!
Visitem o fórum ClubeHonda na secção da TODOROKI para ver mais informações!
É de aproveitar pois estão alguns artigos ao preço de compra, melhor so dado :P

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Novo Armazem toma forma

Desde já as minhas desculpas pela ausência de novas mensagens no blog, mas como devem entender estamos a acabar o novo armazém da Todoroki e ainda há muito para fazer, entretanto aqui ficam algumas fotos do novo armazém:




Mais para breve....