terça-feira, 17 de junho de 2008

Oil Catch Can - Instalação Correcta

Porque raio é que andam tantos de vocês com catch cans mal instaladas?
Qual é a logica de ter um componente que não entendem o funcionamento e nem a capacidade de ver que não está a funcionar têm, sim porque elas ligadas ao respirador que é ao fim ao cabo uma entrada de ar não vai captar oleo nenhum e os tubos vão-se manter branquinhos....

Em primeiro lugar o que é uma catch can? É um reservatório que se instala para captar os gases(óleo) na cabeça do motor que sai pela válvula PCV na tampa de válvulas (depende de motor para motor) que de outra forma iria para o colector de admissão sujando este e até sobre o risco de provocar detonações quando acumula aquela sujidade pastosa tipo ranho meio seco que depois de se soltar do colector de admissão para os cilindros provoca detonação....

A realidade é que ter uma catch can pode fazer com que alguns o motores consigam aguentar cerca de mais 3psi de boost do que sem ela, incrível não é?


A maneira de conectar é simples, regra geral da válvula PCV para a catch can e da catch can para o colector de admissão.
Aqui ficam alguns esquemas para ajudar na facil compreensão:


Alguns exemplos na pratica em motores bastante famosos:

S2000:

Reparem que o tubo1 vai da válvula PCV até á catch can, depois a outra extremidade da catch can é ligada novamente com o tubo2 até ao colector de admissão para fazer vácuo, pois sem vácuo a PCV não abre. Para fazer circuito é necessário ainda deixar que a tampa das válvulas receba ar dai não podemos tapar o tubo assinalado a Amarelo, podem porem ligar outro tubo e puxar esse tubo para outra zona do motor (ex: Apontado para o chão como tem as motas) ou até colocar um pequeno filtro.


Series B



Nos serieB é exactamente a mesma coisa, simplesmente a PCV está um pouco escondida, fica por baixo da régua de injectores, mesmo por trás da cabeça do motor (entre a cabeça e os colectores de admissão).Procurem uma válvula igual a esta:

Desliguem o tubo e liguem o novo que vai para a catch can. Simples....
E pronto com isto espero ter de uma vez por todas acabado com a confusão de como se instala uma catch can.
Agora parem lá com a cena parola de as ligarem ao respiro da tampa de valvulas.... é que já mete nojo....

1 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom ;) Bem escrito e bem explicito!!! Já ensina bastante e em português que é como se quer!!!

Parabéns ;)