terça-feira, 24 de junho de 2008

Honda Turbo PART1


A minha opinião sobre: A realidade do setup Turbo VS as pseudo-casas nacionais que provocaram a lenda que "é possível ter um Honda turbo por 500€".

Recentemente, e digo recentemente porque em Portugal foi mesmo recentemente, chegou mais uma moda, Turbos em Hondas!

Em primeiro lugar, fica a pergunta, o porquê de colocar um turbo? Será apenas para gastar mais gasolina? Ou uma maneira "simples" de virtualmente conseguir binário e cavalos que nem o menino Jesus se lembraria de alguma vez ter no seu carro de 1000 e poucos kilos.

Outra coisa que têm que ter em mente é o uso que vão dar ao carro, circuito por exemplo, esqueçam, a fiabilidade fica comprometida em demasia, mesmo que não ficasse o maior trabalho seria a nivel de tracção, escalamento de caixa e arrefecimento. As melhores aplicações seriam para o campeonato de drag nacional ou simplesmente para terem um dailly sleeper! Ou seja um carro que ande no dia a dia e que quando precisam de fazer uma ultrapassagem ele faz-a rapidamente... lol

Turbo é para qualquer um?:
Na minha opinião um turbo é apenas para aqueles que já fizeram uma serie de coisas no chassis do seu carro, reforçar diversos pontos do chassis, colocar uns bons coilovers, todo o tipo de barras, trocar os velhinhos dos casquilhos, LCAs, cambers e toe kits e uns BONS travões. Só apos estes passos consigo imaginar alguem a meter um serie B turbo no compartimento do motor.

O que é um turbo?
Para simplificar, é apenas uma turbina que é posta a girar com os gases de exaustão, esse movimento vai provocar a sucução de ar que será comprimido para dentro do colector de admissão. Simples não é?


B16 e B18C serão bons motores para turbo? Existem várias situações que devem ser tidas em conta, primeiro as altas taxas de compressão do motor, que vão fazer com que seja possivel atingir a potencia desejada usando muito menos pressão de turbo, por outro lado os problemas causados pelo VTEC, os tempos das cams e o valve overlap (valvulas de escape e exaustão abertas ao mesmo tempo) que provocam detonações e baixa performance. A vantagem é que estes motores Vtec com menos pressão de turbo conseguem mais potencia que outros motores. Cerca de 300cavalos em motores stock e mais de 500cv em motores contruidos.
B20 tal e qual o B16 e B18 tem a vantagem do espaço extra dentro dos cilindros, o problema é as camisas dos cilindros, estas por serem de 84mm em vez dos 81mm como os outros serie B, têm um design e construcção diferente fazendo com que partam bem mais facilmente, não devido aos 84mm mas sim devido á sua construcção, este motor necessita de um "re-sleeve" (troca de camisas) antes de ser um bom motor para turbo, o resleeve também pode ser feito num B18 para chegar aos 2.0l, fazendo com que o B20 seja um motor geralmente excluido.

B18A/B - Talvez o melhor motor para turbo. Pode ser combinado com a cabeça de um B16. Ou seja o chamado LS/VTEC, com um bloco do LS e uma cabeça do B16, fica com uma taxa de compressão de 9.0:1. Mas um B16A/B por si só é sem duvida a melhor maneira de construir um primeiro Honda turbo, este motor encontrava-se nos Integra de 90-93 com um stroke muito longo permite atingir torques que nem os motores Vtec conseguem, por outro lado precisa de mais pressão de turbo, tem ainda a grande vantagem de ser um motor com bastante fiabilidade.


Que alterações fazer no motor?
A maior parte dos motores Honda aguentam um turbo sem serem necessárias grandes alterações a nivel de internos, tirando o B20, no entanto devem ser feitos testes de fugas e compressão.
Devem ainda considerar trocar algumas peças para garantir o bom funcionamente do sistema: Bomba de Agua, Bomba de Oleo, Termostato, Correias e tensores, e os vários etc (a nivel de revisão).

Ora bem e se tiverem muito dinheiro para gastar?
Não há limites.... Bielas, Pistões, cambotas balançadas, a escolha da compressão do motor (normalmente 9.0:1), podem ainda alterar as camisas dos cilindros, etc etc etc... resumindo QUERER não é poder... TER DINHEIRO é que é poder....

E este é o fim da primeira parte sobre turbos, depois vou acrescentando artigos sobre este assunto e no final junto-os todos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Faltou falares do upgrade necessário a todo o sistema de gasolina (injectores, reguas, bomba, etcs). Mts se esquecem disso....

Anónimo disse...

Acho que a D series merecia uma palavrinha ;)

Até por se vê por ai e em especial nos States muito D's turbinados.

Anónimo disse...

boas!

uma pequenissima gralha, "ele faz-a rapidamente... lol". mas de resto muito bem escrito e documentado, e excelente informaçao!

quanto ao artigo em si, concordo com o reddelsol, os serie D mereciam alguma atençãozinha, visto serem baratos de se comprar, menos dispendiosos a construir e com muita potencialidade.

cumprimentos e parabens